Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O QUE ACONTECE QUANDO SAÍMOS DOS TEMPLOS?




Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. Hebreus 8:1-13

A Besta que sobe do mar e o oitavo rei de apocalípse

Fonte:http://estudosdofim.org/besta_7_cabecas.htm

A Besta que sobe do mar:

As profecias algumas vezes retratam os impérios mundiais representando-os por bestas feras. (Daniel 7 e 8).  Também na profecia de Daniel 7 as bestas feras (que representam impérios) são vistas subindo do "mar grande". (Dan. 7:3)

O mesmo se sucede em Apocalipse 13: a besta que é vista subindo do mar, também representa os impérios mundiais: sete ao todo; só que em Apocalipse, a revelação é global, ou seja, se mostra todos os impérios mundiais, desde o primeiro até o último (quais impérios, foram governados por Satanás - Luc. 4:5-6); pois lhe foram entregues, não por Deus, mas pelo homem; o Senhor Deus no princípio deu ao homem a terra, e este entregou-se a Satanás. 
Apocalipse quer dizer Revelação - Apocalipse é uma revelação de todas as coisas; em Daniel 7 a visão se mostrou apenas os impérios a partir de Babilônia; o mesmo acontece em Daniel 2. Mas no Apocalipse, a visão é global e integral; é revelação plena de fatos tanto (neste mundo físico) quanto no âmbito espiritual (como por exemplo, a batalha das hostes espirituais, entre o arcanjo Miguel e Satanás - Apc. 12) e mostra não só todos os impérios levantados nesse mundo, como também o reino vindouro neste mesmo mundo, e até a eternidade.

E podemos notar: por exemplo, os 4 animais vistos em Daniel 7 representando vários impérios demonstram certa similaridade com a besta de Apocalipse 13:1 que subia do mar; e os traços e as características apresentados na visão de Daniel 7 também aparecem na besta de Apocalipse 13.

Daniel 7: - foram vistos 4 animais: Leão, urso, e leopardo e o quarto animal não tinha aparência conhecida.
Apocalipse 13:1: - "E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. (Apc. 13:2)

Tanto a visão dos animais (em Daniel 7) quanto a besta de Apocalipse 13 vistos subindo do mar, é algo atemporal; ou seja, não aconteceu numa só hora, nem esteve acontecendo naquele momento; é uma visão e revelação dos acontecimentos no mundo por um todo. A Besta que sobe do mar c/ suas 7 cabeças, representa os 7 impérios que se levantaram no mundo, cada cabeça representa um império mundial no seu respectivo tempo e momento - todos eles governados por Satanás. É um resumo.
Por isso se diz da besta como já tendo existindo no passado, e presente e futuro: "a besta foi, já não é, mas que virá e irá a perdição" (Apc. 17:8c) - a besta foi (porque já existia no mundo); já não é (porque mesmo que exista é passageira); há de vir e irá a perdição (porque ainda vem em sua forma mais maligna e com muito poder p/ governar o mundo com mão forte, mas passará), ou seja, nesta terra, a besta foi, ainda está sendo porque governa-o, e ainda virá, porque o anticristo e seu governo são seu ápice; mas irá à perdição.
Por isso é dito:
"A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição;"  (Apc. 17:8a)
"se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá."  (Apc. 17:8c)

Também o capítulo de Apocalipse 13 (que é completado e explicado no capítulo 17) apesar de João ter visto a besta com de 7 cabeças, subindo do mar; ele mesmo diz que 5 das suas 7 cabeças (5 reis ou cabeças da besta) já haviam caído; um rei (ou cabeça da besta, ou império) existia (em época); e outro rei (cabeça da besta - império) ainda não era vindo, e quando viesse duraria pouco tempo. 
Apocalipse 17:9-10:
"Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo."
E a besta que há de vir é o anticristo e seu governo mundial (e é também o 8º rei, procedente dos 7):
"E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição. (Apc. 17:11)

Ora, tudo isso identifica a besta tendo sua existência no decurso deste mundo, tanto no passado quanto no presente (pois um rei existia), e no futuro pois ainda um rei não era vindo; totalizando-se 7 cabeças ou reis (cada rei equivalendo-se a um império mundial). (Dan. 7:17)
E como a besta (c/ suas 7 cabeças) representa os sete impérios mundiais, por isso mesmo suas 7 cabeças representam 7 reis (dos quais 5 já se haviam caído na época, desta revelação a João). (Dan. 7:17 - Apc. 17:9-10)
Besta de 7 cabeças que sobe do mar - cada cabeça relacionado a um império mundial no seu respectivo tempo; "subindo do mar" - o mar são os povos e nações (Apc. 17:15) cada império representado na profecia ocorreu em sua respectiva época desde que houve povos, tribos, nações e línguas na terra.

Também com referência a Apocalipse 13:1 (sobre a besta de 7 cabeças e dez chifres); seus 10 chifres são 10 reis que receberão poder por uma hora (juntamente c/ a besta); e entregarão seu poder e autoridade à besta.
"E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta. Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta."  (Apc. 17:12-13)
 
Besta de 7 cabeças subindo do mar (sete reis = que equivalem-se a sete impérios - cada rei relacionado a um império mundial no seu respectivo tempo - Dan. 7:17):

Os impérios mundiais:
História Povo  Pais Período Daniel 7 Daniel 2 Referências Bíblicas Vestígios
Império Egito José no Egito; c/sua morte foram os judeus escravizados (mais de 1 milhão) por quase 400 anos.     Gen. 41:57 e Gen. 43:1
Ex. 9:16
Pirâmides
Império Assírio No tempo dos reis de Israel     II Reis19:11,17
II Reis 17:6 e 17:23-24 Is.37:11,26-29
 
Império Babilônia Época da destruição de Jerusalém e da deportação
e cativeiro dos judeus em Babilônia por 70 anos
Dan. 2:37-38
II Cron. 36:17-20
Jardins Suspensos
Império Medos e Persas Desde a época do retorno dos judeus a Israel e da reconstrução de Jerusalém até 333 a.C. Dan. 8:20
Dan. 5:30-31
Esd. 1:2
 
Império Grego Período intermediário entre o Velho e o Novo Testamento - Época dos Macabeus Dan. 2:39
Dan. 8:21
Dan.10:20
Filosofia e língua grega
Império Roma O império mais longo da história; desde a época de Cristo até a Reforma Protestante - no século XV-XVI Dan. 2:40
Luc. 3:1
Coliseu
Império Inglaterra/ EUA
X
Rússia
Desde o século XVI a Inglaterra vinha fortalecendo seu domínio. E os EUA (também ingleses) fortaleceram-se depois. Até se levantar a URSS e a Guerra Fria dividiu o mundo em 2 grandes blocos.  
Pés de barro e ferro; capitalismo e comunismo
Dan. 2:41-43  


A Ferida mortal numa das cabeças da besta

Apocalipse diz:
"E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta." (Apc. 13:3)

Isso demonstra uma guerra sem precedentes, uma assolação terrível; possivelmente guerra nuclear, e isto, em plena época do anticristo (o verdadeiro assolador). Por isso se diz também em Daniel 7:24b que ao se levantar a 11ª ponta (após das 10 primeiras), a ponta pequena - ou seja, o anticristo - essa abaterá 3 das 10 primeiras (3 potências do mundo hoje).
Também isso ocorre no tempo do 7º império mundial, ao surgir o anticristo (o 8º rei que é dos 7); e ele exterminará a muitos.

Indícios de guerra nas profecias:
Jesus diz em Mateus 24 sobre o tempo do fim: "e se levantará nação contra nação e reino contra reino".
Jerusalém será sitiada e pisada:
"cercada de exércitos" (Luc. 21:20);
"pisada pelos gentios" (Luc. 21:24);
"e pisarão a cidade santa por 42 meses". (Apc. 11:2)

Também a Grande Babilônia do Apocalipse será destruída numa hora: Apc. 18:10, 16, 19. 
Será queimada no fogo. (Apc. 18:8)
Os reis da terra verão a fumaça do seu incêndio: (Apc. 18:9)
Pergunto pois:
Como pode uma "Grande Cidade" ser destruída numa hora??
É só lembrarmos do que aconteceu a Hiroshima e Nagazaki!

Também em (Daniel 9:26c) diz que até o fim haverá guerras e assolações estão determinadas. Jerusalém foi assolada no ano 70 d.C.; porém assolações estão determinadas; e o anticristo (o príncipe que há de vir cujo povo destruiu a cidade) é o verdadeiro assolador; por isso, no verso de Daniel 9:27 (ao falar da 70ª semana), diz: "então virá o assolador". 

E outro fator a evidenciar guerra, é que somente após a besta ser ferida mortalmente (numa de suas cabeças), e ao ser curada essa sua ferida mortal; é que toda a terra se maravilha após a besta dizendo: 
"Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?" (Apc. 13:4b)
Também, é somente depois se sua ferida mortal, e de sua cura surpreendente, é que ela recebe poder para continuar por 42 meses. (Apc. 13:4-5)
Ora, parece-se ter havido ferrenha batalha, e a besta saiu-se vitoriosa. Então todos passam a adorá-la. (Apc. 13:7-8)

Resumo:
A besta que sobe do mar:  7 impérios mundiais, sendo cada império representado por uma cabeça, no seu respectivo tempo e lugar.
A ferida de morte numa de suas cabeças - se cumprirá no 7º império mundial (o que vivemos hoje), que precede o anticristo; o qual, ao surgir (como diz Daniel 7), abaterá 3 pontas e tomará o controle mundial. Dan. 7:24-25
A besta terá poder absoluto no mundo por 42 meses (3 anos e meio), é a grande tribulação da qual nos alertou Jesus. (Apc. 13:5 - Mat. 24:15,21)


A Besta que sobe da terra:

"E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão." (Apc. 13:11)
Tal como a besta que sobe do mar, essa que sobe da terra também representa império, um poder; e esse do próprio anticristo em pessoa; sobre o qual é dito:
"E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens." (Apc. 13:11-13)

Essa besta que sobe da terra é o 8º rei (anunciado em Apocalipse 17:11) que procedente dos 7 (reis/impérios), e que há de vir e irá a perdição. (Apc. 17:11)

A besta a subir da terra é o 8º rei; é o anticristo; é o seu governo (o príncipe que há de vir); esse implantará a imagem e a marca da besta, 666; terá o controle total sobre todas as nações e línguas e tribos da terra por 42 meses. (Apc. 13:5,7)
Vai operar grandes sinais e prodígios e fará descer fogo do céu à terra à vista dos homens.
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. (Apc. 13:15)
"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome." (Apc. 13:16-17)

E isso se dará até a consumação dos séculos na volta de Cristo ante a última trombeta do Apocalipse. Amém! (Mat. 28:20)


A Besta que sobe do abismo

A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá. (Apc. 17:8)

Creio ser isso alguma entidade do mal (um ser espiritual do mal, que habita no abismo) o qual se fará presente na terra durante a Grande Tribulação e há de subir do abismo, tendo grande poder; ela é quem se oporá em Jerusalém às 2 testemunhas de Deus, e que ao término de sua profecia, as matará (após 1260 dias). (Apc. 11:7)
Também é quem encabeça juntamente c/ o anticristo (falso profeta) a batalha do Armagedom, reunindo os reis da terra e seus exércitos p/ batalharem contra o Cordeiro. (Apc. 19:19)
Ela (a besta que sobe do abismo) e o anticristo serão lançados no lago de fogo e enxofre e serão atormentados por todo o sempre. (Apc. 19:20)
E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. (Apc. 19:19-20)