Total de visualizações de página

sábado, 29 de junho de 2013

OS EVANGÉLICOS ESTÃO EMBARAÇADOS COM OS NEGÓCIOS DESTE MUNDO?

OS EVANGÉLICOS ESTÃO EMBARAÇADOS COM OS NEGÓCIOS DESTE MUNDO?

VEJAM COMO AS DENOMINAÇÕES ESTÃO UNIDAS COM O MUNDO?
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/438702-CCJ-APROVA-AUTORIZACAO-PARA-ENTIDADES-RELIGIOSAS-QUESTIONAREM-LEIS-NO-STF.html

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/evangelicos-protestam-em-brasilia-contra-o-aborto-e-o-casamento-gay



Não estão militando?


OS EVANGÉLICOS ESTÃO EMBARAÇADOS COM OS NEGÓCIOS DESTE MUNDO?
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:4

"Evangélicos protestam em Brasília contra o aborto e o casamento gay"

Estão querendo, se possível fosse, fazer com que as escrituras não se cumpram. Estão associando a escuridão com a luz(Tessalonicenses 5:5;Efésios 5:8  ;2 Coríntios 6:14 ).

As igrejas querem impedir o comprimento das escrituras, estão se preocupando com as coisas do mundo, querem fazer mudanças nas leis dos homens e, esquecem o que disse Jesus. Não podemos acreditar em certas atitudes de líderes que querem o sucesso.São igrejas do mundo, por isso interferem nas leis dos homens, inclusive na declaração universal dos direitos humanos(1 João 4:5 ;João 15:19 ;João 17:16 Tiago 4:4).

Não adianta manifestação, carreata para Brasília,eventos musicais pela paz, o que está escrito vai ser cumprido. Nos parece evidente que os pastores(?) das igrejas de CNPJ não leram Mateus 24 e, se leram não entenderam.

Jesus avisou, vós não sois do mundo; no mundo tereis aflições; que a luz não combina com a escuridão. Enfim, Jesus nos exorta a ficarmos distante das coisas deste mundo, sermos iguais as crianças.Os escândalos são inevitáveis, a violência e o desrespeito uns para com os outros também(Mateus 18:7 ;Romanos 11:15 ;2 Pedro 2:20 )

Meus irmãos em Cristo, acordem, percebam o erro. As igrejas não conseguirão impedir que as escrituras se cumpram, inclusive, vão tentar lutar contra o Deus Todo Poderoso(Apocalipse 16:14 ). Será que vocês vão participar dessa reunião? 

Não entendemos a luta pela liberdade religiosa. Ora, será que satanás vai aceitar que os verdadeiros cristãos tenha tranqüilidade para fazer a adoração em Espírito e Verdade? Não vemos perseguições e aflições ´para os líderes religiosos, apesar de sabermos que os escolhidos não fazem parte do mundo.

Desse modo, pergunta-se: o que tem haver o cristão com o casamento entre homens do mesmo sexo? onde é que temos a intolerância religiosa? O cristão deve lutar para melhorar as leis do mundo, a exemplo da a descriminalização do aborto? A liberdade de expressão está ameaçada?

Claro que não. A liberdade religiosa é cláusula pétrea, nos termo do artigo 5°, inciso VI e artigo 18 da Declaração Internacional dos Direitos Humanos. Portanto, o que foram fazer em Brasília mesmo?

Com certeza, não foi por ordem de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que disse:"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei, Mateus 11:28 ". Ora, Deus não faz acepção de pessoas, assim lemos(Romanos 2:11 ;Atos 10:34 ;Tiago 2:1 ;Tiago 2:9 ;Colossenses 3:25 Efésios 6:9;1 Pedro 1:17 ).

Assim, se Deus não faz acepção de pessoas, também, seu Filho Jesus chama todos, digamos novamente, todos, todos os que estais cansados e oprimidos venham que vos aliviarei. Dessa ótica, estão agindo corretamente os evangélicos? estão fazendo os evangélicos acepções de pessoas? Estão os evangélicos praticando a intolerância quando tentam calar a opinião dos políticos? Estão realmente os evangélicos seguindo a Cristo quando fazem manifestações para ganharem presentes do mundo? Será que os evangélicos vão conseguir anular o que as escrituras dizem?

Será que os evangélicos não seguem as palavras do Filho de Deus? São do mundo e por isso lutam pelas coisas do mundo?

Na verdade, os verdadeiros Cristãos, são poucos, não interferem nas coisas do mundo, buscam em primeiro lugar o Reino de Deus, seguem o bom Pastor Jesus Cristo. O mundo não gosta deles, aliás os chamam de loucos. Estes, com certeza, falam a verdade e, não são visto com bons olhos, inclusive, não têm a liberdade para pregar a verdade nas igrejas de CNPJ, sim, se assim o fizer, serão tratados como causadores de divisão, gerador de contendas e tantos outros adjetivos não apropriados(1 João 2:15 João 15:19 ).

Todavia, na outra ponta, os evangélicos, esses sim, terão a liberdade religiosa e, muita representação política nos governos mundiais, até bancada de parlamentares já têm, gostam das coisas do mundo. Inclusive, os direitos humanos defende a idéia de várias religiões. Percebam, eles defendem a diversidade de várias religiões, enquanto as escrituras afirmam que existe apenas uma forma de adoração(Tiago 1:27; João 4:24 e  1 João 4:6).

 A liberdade religiosa existe, não entendemos os motivos da passeata. A liberdade é clara no Direito internacional, com expressa proteção para as criações de religiões, conforme vemos no artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim preceituado:

Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular

Na Constituição Federal, art.. 5°, inciso VI, desse modo expresso:” é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”;

Além do mais, no artigo 150, inciso VI, alínea “b', assevera que é vedado a qualquer ente público instituir impostos sobre templo de qualquer natureza.

No outro continente, em lado diferente encontra-se os ensinamentos de Jesus Cristo. O Messias foi com certeza quem primeiramente ensinou o laicismo,o princípio filosófico que defende a neutralidade do governo quanto a assuntos religiosos e a completa separação do Estado das igrejas.


A postura de Jesus Cristo, o filho do Deus Vivo, é bem diferente da apresentada pelas lideranças religiosas. Em Lucas 4 constata-se que no deserto, foi o diabo que ofereceu a Cristo o poder secular de governar os homens: "E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu." Quanto a isso a esta proposta a resposta de Jesus foi que seu interesse não era o domínio dos homens, mas a adoração de Deus.

Em outra passagem, precisamente Mateus 22, alguns fariseus perguntam a Jesus se eles devem ou não pagar impostos a Roma, tentavam envolver Jesus com questões políticas da época. Cristo pegou uma moeda e perguntou: de quem é este rosto? De César, responderam-lhe. Então Jesus deu sua resposta que ecoa até hoje no mundo como uma separação entre as coisas de Deus e as coisas do poder político, as questões espirituais e terrenas, são antagônicas: "Disse-lhes então Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

Não obstante, Infelizmente, não é essa atitude que vemos hoje em dia, principalmente, com as provas que temos, a exemplo da manifestação em Brasília, feita por diversas denominações evangélicas. Por Uma ÓTICA CERTEIRA, vemos  que as instituições religiosas esticam seus tentáculos de influência sobre o Estado. Em nosso país a união é tão grande e bem articulada que existem partidos políticos declaradamente cristãos, com bancadas evangélicas. Por óbvio, o resultado terreno das Uniões promiscuas, a saber, por toda parte vemos a influência das igrejas:

·       O deus legislador é louvado na Constituição Federal;

·       O deus da economia é mencionado no papel-moeda;

·       Os prédios públicos ostentam símbolos religiosos a exemplo da cruz;

·       Diversos dias santos católicos são considerados feriados nacionais , além do feriado dos evangélicos em Brasília;

·       Concessão fácil de vistos nas embaixadas para qualquer missionários que venha converter Indígenas.

·       Ensino religioso explícito e implícito em escolas públicas

·       Influência das igrejas nas leis brasileiras: proibição do casamento gay, indulto de natal nos presídios, etc....

·       Existência de bancadas evangélicas na prática parlamentar;

·        As igrejas recebem uma infinidade de benefícios e    proteções do governo;

·       manifestação contra a descriminalização do aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e em defesa da liberdade de expressão;


Ora, a união da igreja e estado é algo muito mundano, contrário aos ensinos de Jesus. Assim, baseando-se nas escrituras, Um cristão sincero que queira se comportar igualmente como Jesus se comportou deveria ser a favor de uma separação total entre o sistema político e a forma de adoração em espírito e verdade..

Todavia, o sistema já está tão engessado e protegido que dificilmente pode ser combatido diretamente. As religiões adotam e apresentam-se como denominações do mundo, controlam as massas e se misturam com as políticas terrenas, sendo fácil identificarmos que todas, sem exceções, são do mundo e não de Deus.

Cada vez mais ficamos convencidos de que o sistema religioso é deste mundo, os líderes religiosos também. As religiões são patrimônio cultural da sociedade. Os evangélicos, com todo respeito, querem viver em paz na terra, com riquezas, sem sofrimento, com muitos milagres. Os líderes religiosos querem fazer as leis ao gosto deles, demonstram poder sobre as massas, participam ativamente da vida política do Estado, recebem passaportes diplomáticos e tantas outras vantagens. Na verdade são estrelas, são artistas, fazem muito sucesso.

Onde realmente se encaixam as palavra de Jesus para os líderes religiosos de hoje: "Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia,João 15:19".

Na conformidade da manifestação efetuada por evangélicos em Brasília, em 05/06/13, com cerca de   40.000 pessoas, indaga-se: o mundo está odiando os evangélicos? Os evangélicos estão fazendo acepção de pessoas? Os evangélicos querem o reino de Deus ou o reino do mundo? Jesus ensinou para seus seguidores a fazerem manifestações contra os políticos? Os evangélicos vão conseguir, com as manifestações,  evitar o cumprimento das escrituras?

 

Enfim, vislumbra-se por correto os Evangélicos, que se dizem seguidores de Cristo, interferirem na criação de leis do mundo? Os parlamentares ouvirão e atenderão aos pedidos dos evangélicos? Estão os evangélicos dando a Deus o que é de Deus e aos políticos o que é dos políticos?

"Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 1 João 4:5 ". 

Nesse caminhar estão os evangélicos dispostos a evitarem o cumprimento das profecias. Sim, pelas ações que vemos não deixa outra forma de interpretação. A título de exemplo, temos a marcha para Jesus, carnaval evangélico, canto pela vida e paz, a manifestação contra o casamento gay, canto pela paz, dentre outras ações.
Todavia, as escrituras são claras, dizem o seguinte:

E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.Apocalipse 6:4-9

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 2 Tessalonicenses 2:3
E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá,Daniel 11:36-38

Será que eles terão sucesso? Conseguirão os evangélicos a paz pelos homens? Confiam os evangélicos no reino dos homens?

Na verdade o homem nunca terá sucesso no domínio de outro homem, inclusive, todos os pastores, líderes religiosos que dominam outros incautos pelas belas palavras, não chegarão ao ápice do controle humano, haja vista ser certo que apenas temos UM, ÚNICO, O BOM PASTOR JESUS,A QUEM AS OVELHAS OUVEM, OS OUTROS SÃO MERCENÁRIOS.
Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua. Eclesiastes 8:9
A VERDADE, DOA A QUEM DOER. ALIÁS, QUEM FOR OFENDIDO TEM O DIREITO DE RESPOSTA ABAIXO.

O DIABO DIZ O CONTRÁRIO, NÃO ACREDITE.

O DIABO DIZ O CONTRÁRIO, NÃO ACREDITE.

                                          O DIABO DIZ O CONTRÁRIO, COLOCA A GANÂNCIA NO CORAÇÃO DO HOMEM. ELE MANDA QUE ENTRE NA PORTA LARGA, QUE TRABALHE MUITO E JUNTE MUITO DINHEIRO. NÃO AJUDE OS POBRES, FAÇAM MUITAS DOAÇÕES AOS TEMPLOS DE CNPJ,S E TERÁ 100 VEZES MAIS. ENGANO, FALSIDADE, CONHEÇAM  VERDADE.

Leiam, vejam, aprendam, estão dizendo o contrário hoje. A Teoria da prosperidade pregada nas igrejas é o contrário do que Jesus nos ensinou. Vamos lembrar de Adão e Eva.




Se comer morre(Deus falou)

Não morre(falou satanás)



Jesus diz não ajuntei tesouros na terra

o diabo diz ajuntai riquezas, mais riquezas, o Deus do ouro e da prata deixará vocês ricos.



Simples, veja que é o contrário.



Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? Lucas 12:21-24



Jesus diz:

Deus não habita em templos feitos por mãos de homens

o diabo diz que o Espirito Santo habita nas quatro paredes, pede dinheiro para as empresas igrejas em nome de Deus;

Jesus Diz:



Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. Gálatas 2:10 

Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. 2 Coríntios 9:9 

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mateus 6:19 

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34 

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24 ;Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom, Lucas 16:1



O diabo diz:

A riqueza é benção de Deus, você pode servir a dois senhores, pobreza é coisa de quem não gosta de trabalhar,trabalhe muito e fique sem tempo, compre tudo que quiser com o dinheiro, não faça caridade, não ajude os pobres se não eles não trabalha. O DINHEIRO É BOM, JUNTE MUITO, TRABALHE MUITO, FIQUE SEM TEMPO PARA DEUS, FIQUE RICO IGUAL AO DEUS DO OURO E DA PRATA.



O CALVINISMO E O CAPITALISMO(TEORIA DA PROSPERIDE)





O Calvinismo também defende uma Teologia Aliancista e os Sacramentos como meio de graça, Santa Ceia e Batismo, incluindo o Batismo infantil. Calvino na sua principal obra, as Institutas diz: "Eis aqui por que Satanás se esforça tanto em privar nossas criaturas dos benefícios do batismo; Sua finalidade é que se esquecermos de testificar que o Senhor tem ordenado para confirmar as graças que ele quer nos conceder pouco a pouco vamos nos esquecendo das promessas que nos fez a respeito disto. De onde não só nasceria uma ímpia ingratidão para com a misericórdia de Deus, mas também a negligência de ensinarmos nossos filhos no temor do Senhor, e na disciplina da Lei e no conhecimento do Evangelho. Porque não é pequeno estimulo sabermos que educá-los na verdadeira piedade e obediência a Deus. E saber que desde seu nascimento foram recebidos no Senhor e em seu povo, fazendo-os membros de sua igreja." (CALVINO, 1999, p. 1069.) O calvinismo deveria ser austero e disciplinado, ou seja: As pessoas não tinham direito a excessos de luxo, e conforto, sem esbanjamento matriana.

O Calvinismo também defende uma Teologia Aliancista e os Sacramentos como meio de graça, Santa Ceia e Batismo, incluindo o Batismo infantil. Calvino na sua principal obra, as Institutas diz: "Eis aqui por que Satanás se esforça tanto em privar nossas criaturas dos benefícios do batismo; Sua finalidade é que se esquecermos de testificar que o Senhor tem ordenado para confirmar as graças que ele quer nos conceder pouco a pouco vamos nos esquecendo das promessas que nos fez a respeito disto. De onde não só nasceria uma ímpia ingratidão para com a misericórdia de Deus, mas também a negligência de ensinarmos nossos filhos no temor do Senhor, e na disciplina da Lei e no conhecimento do Evangelho. Porque não é pequeno estimulo sabermos que educá-los na verdadeira piedade e obediência a Deus. E saber que desde seu nascimento foram recebidos no Senhor e em seu povo, fazendo-os membros de sua igreja." (CALVINO, 1999, p. 1069.) O calvinismo deveria ser austero e disciplinado, ou seja: As pessoas não tinham direito a excessos de luxo, e conforto, sem esbanjamento matriana.



Interpretação SociológicaSociólogos como Max Weber e Ernest Gellner analisaram a teoria e as conseqüências práticas desta doutrina e chegaram à conclusão de que os resultados são paradoxais. Em parte explicam o precoce desenvolvimento do capitalismo nos países onde o Calvinismo foi popular (Holanda, Escócia e Estados Unidos, sobretudo).



O Calvinista acredita que Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno. Conseqüentemente, a pergunta que qualquer Calvinista se faz é: "Estarei eu entre os escolhidos?".



Como é que um Calvinista sabe se está entre os escolhidos ou não? Teoricamente, não é ele que o determina. A decisão está tomada. Foi tomada por Deus. Como é que eu sei se fui escolhido ou não? Resposta: Deus me atraiu e eu cri na sua palavra. Ela é que me diz: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que crêem em seu nome". Pela graça sois salvos, isto não vem de vós é dom de Deus para que ninguém se vanglorie.



Sendo um bom cristão, trabalhando muito, seguindo sempre todos os princípios bíblicos, o Calvinista prova a si mesmo que foi um escolhido, pelo seu sucesso como cristão. Não é a sua própria ação, mas de Deus, pois se Deus trabalha por ele, ele conclui que foi um dos eleitos.



Sendo assim, historicamente, para muitos Calvinistas, o sucesso no trabalho e a conseqüente riqueza poderá ser um dos sinais de que está entre os escolhidos de Deus. Os Holandeses, os Escoceses e os Americanos ganharam, então, a fama de serem sovinas, pouco generosos, interessados apenas no dinheiro. Estas características são na vida moderna quase um dado adquirido em qualquer cultura, mas nos tempos da Reforma Protestante, o Calvinismo terá instituído uma nova e revolucionária forma de relação com a riqueza. Ver Ernest Gellner para mais detalhes..



Ocorre que o uso dos ideais calvinistas para o alavancar da sociedade capitalista é equivocadamente relacionado a ideais capitalistas intrínsecos ao calvinismo. Calvino em sua obra afirma que a riqueza não tem razão de ser se não para ajudar aos que necessitam, e critica a avareza ao dizer que o fruto do trabalho só é digno se útil ao próximo:



"Da mão de Deus tens tu o que possuis. Tu, porém, deverias usar de humanidade para com aqueles que padecem necessidades. És rico? Isso não é para teu bel prazer. Deve a caridade faltar por isso? Deve ela diminuir? Não está ela acima de todas as questões do mundo? Não é ela o vínculo da perfeição?" Sermão CXLI sobre Dt 24.19-22. OPERA CALVINI, tomo XXVIII, p. 204



"Condena o Profeta a estes ladrões e assaltantes que lhe parecia deterem o poder de oprimir a gente pobre e o pequeno trabalhador, uma vez que eram eles que tinham grande abundância de trigo e grãos;... é o mesmo como se cortassem a garganta dos pobres, quando os fazem assim sofrer fome." Os Doze Profetas Menores, op. cit., Am 8.5



Mas o Calvinismo se espalhou pelos países que estavam passando pelo processo da Expansão Comercial. Entre eles os países eram: França, Holanda, Inglaterra, e Escócia. Isto atraíra vários comerciantes, e banqueiros.



A prosperidade econômica também foi um sinal da escolha divina, o que valorizava o trabalho, e a justificativa as atividades da burguesia.



Calvino, inventor do capitalismo?São muitos os que atribuem a Calvino a invenção do capitalismo baseados na leitura do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, do sociólogo alemão Max Weber. Em um artigo para a revista Portugal Evangélico, em sua edição nº 933, o pastor protestante espanhol Carlos Capó rebate essa afirmação: "Tratar Calvino como fundador do capitalismo é simplesmente cair num anacronismo e num reducionismo. Não se trata de desmerecer a obra de Weber. Pelo contrário, com ela, ele levava a cabo uma meticulosa e acertada análise dos mecanismos que levaram ao desenvolvimento do capitalismo. Mecanismos, certamente relacionados com a ética protestante. Mas o capitalismo é um conceito que não pertence ao tempo de Calvino, tendo sido definido posteriormente a ele. É um conceito económico e é um conceito político sujeito a uma polémica num mundo dividido entre dois modos de entender a sociedade e a economia: o capitalista e o comunista. Querer meter Calvino nessa polémica está fora de questão".



Denominações CalvinistasO Calvinismo é a doutrina de diversas denominações Protestantes, dentre elas destacamos:



Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.

Igreja Reformada Suíça - religião oficial da maioria dos cantões da Suíça.

Igreja Protestante Evangélica Holandesa - recentemente unificada, não é mais a religião oficial dos Países Baixos

Igreja Reformada Francesa - a igreja dos Huguenotes

Igreja Congregacional - concentrada na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, hoje parte da Igreja Unida de Cristo.

Igreja Reformada Hungara

Igreja da Escócia

Igreja Presbiteriana do Brasil

Igreja Evangélica Cristo Vive

Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Igreja Presbiteriana Contemporânea

União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil

Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil

Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal

Igreja Anglicana Reformada

Interpretação Sociológica DO CALVINISMO

Sociólogos como Max Weber e Ernest Gellner analisaram a teoria e as conseqüências práticas desta doutrina e chegaram à conclusão de que os resultados são paradoxais. Em parte explicam o precoce desenvolvimento do capitalismo nos países onde o Calvinismo foi popular (Holanda, Escócia e Estados Unidos, sobretudo).

O Calvinista acredita que Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno. Conseqüentemente, a pergunta que qualquer Calvinista se faz é: "Estarei eu entre os escolhidos?".

Como é que um Calvinista sabe se está entre os escolhidos ou não? Teoricamente, não é ele que o determina. A decisão está tomada. Foi tomada por Deus. Como é que eu sei se fui escolhido ou não? Resposta: Deus me atraiu e eu cri na sua palavra. Ela é que me diz: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que creem em seu nome". Pela graça sois salvos, isto não vem de vós é dom de Deus para que ninguém se vanglorie.

Sendo um bom cristão, trabalhando muito, seguindo sempre todos os princípios bíblicos, o Calvinista prova a si mesmo que foi um escolhido, pelo seu sucesso como cristão. Não é a sua própria ação, mas de Deus, pois se Deus trabalha por ele, ele conclui que foi um dos eleitos.

Sendo assim, historicamente, para muitos Calvinistas, o sucesso no trabalho e a conseqüente riqueza poderá ser um dos sinais de que está entre os escolhidos de Deus. Os Holandeses, os Escoceses e os Americanos ganharam, então, a fama de serem sovinas, pouco generosos, interessados apenas no dinheiro. Estas características são na vida moderna quase um dado adquirido em qualquer cultura, mas nos tempos da Reforma Protestante, o Calvinismo terá instituído uma nova e revolucionária forma de relação com a riqueza. Ver Ernest Gellner para mais detalhes..

Ocorre que o uso dos ideais calvinistas para o alavancar da sociedade capitalista é equivocadamente relacionado a ideais capitalistas intrínsecos ao calvinismo. Calvino em sua obra afirma que a riqueza não tem razão de ser se não para ajudar aos que necessitam, e critica a avareza ao dizer que o fruto do trabalho só é digno se útil ao próximo:

"Da mão de Deus tens tu o que possuis. Tu, porém, deverias usar de humanidade para com aqueles que padecem necessidades. És rico? Isso não é para teu bel prazer. Deve a caridade faltar por isso? Deve ela diminuir? Não está ela acima de todas as questões do mundo? Não é ela o vínculo da perfeição?" Sermao CXLI sobre Dt 24.19-22. OPERA CALVINI, tomo XXVIII, p. 204

"Condena o Profeta a estes ladrões e assaltantes que lhe parecia deterem o poder de oprimir a gente pobre e o pequeno trabalhador, uma vez que eram eles que tinham grande abundância de trigo e grãos;... é o mesmo como se cortassem a garganta dos pobres, quando os fazem assim sofrer fome." Os Doze Profetas Menores, op. cit., Am 8.5

Mas o Calvinismo se espalhou pelos países que estavam passando pelo processo da Expansão Comercial. Entre eles os países eram: França, Holanda, Inglaterra, e Escócia. Isto atraíra vários comerciantes, e banqueiros.

A prosperidade econômica também foi um sinal da escolha divina, o que valorizava o trabalho, e a justificativa as atividades da burguesia.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvinismo

O que Calvino (assim como os puritanos) discordavam era com aqueles que afirmavam que o dinheiro era mau em si, e que a pobreza era uma virtude importante, superior a riqueza. Calvino e os puritanos discordavam dessa idéia, e afirmaram que as riquezas são dons de Deus, que devem ser usadas para sua Glória e servem para ajudar os outros, porém em nenhum momento Calvino sugeriu que o dinheiro fosse garantia de eleição, santificação ou mérito humano, mas pelo contrário, eram apenas graça de Deus que deveria ser usada para a Sua glória. Em um comentário sobre o salmo 127,2, ele escreveu: “Salomão afirma que nem a viver de baixo custo, nem diligência nos negócios irão por si só beneficiar em nada.” em outra parte, afirmou: “ Devemos reconhecer isto como um princípio geral,que as riquezas não chegam aos homens através de suas virtudes, nem sabedoria, nem luta mas apenas pela bênção de Deus”.

Calvino criticava não a pobreza em si, mas aqueles que, usando a pobreza como desculpa, não trabalhavam. Para que isso seja comprovado, basta observar que Calvino não morreu com bens preciosos nem em uma rica mansão, mas também com uma pobreza considerável.

Fonte:http://gqlgeracaoquelamba.blogspot.com.br/2007/11/calvino-eleitos-ricos-e-mpios-pobres.html

O Calvinismo é a doutrina de diversas denominações Protestantes, dentre elas destacam-se:

Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil. 

Igreja Reformada Suíça - religião oficial da maioria dos cantões da Suíça. 

Igreja Protestante Evangélica Holandesa - recentemente unificada, não é mais a religião oficial dos Países Baixos 

Igreja Reformada Francesa - a igreja dos Huguenotes 

Igreja Congregacional - concentrada na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, hoje parte da Igreja Unida de Cristo. 

Igreja Reformada Hungara 

Igreja da Escócia 

Igreja Presbiteriana do Brasil 

Igreja Evangélica Cristo Vive 

Igreja Presbiteriana Independente do Brasil 

Igreja Presbiteriana Contemporânea 

União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil 

Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil 

Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal 

Igreja Anglicana Reformada

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvinismo





Meus caros, muito embora Calvino defendesse a tese de que as riquezas deveriam ser para ajudar os pobres, o seu conceito de que os bens materiais são bençãos de Deus e o crescimento do Calvinismo nos países capitalista, com o incentivo de que os cristãos deveriam trabalhar muito, sem dúvida, influenciou o Capitalismo, por conseqüência criou a teoria da prosperidade. Com as riquezas, os cristãos esqueceram do ajudar aos pobres e passaram a juntarem tesouros na terra, nesse ponto está o grande erro da teoria da prosperidade.

Vejam o que disse um líder religioso do Brasil acerca de ajudar os pobres:



Esse esclarecimento sumiu do site (ele estava na página www.ongrace.com/NP/rr/lerResposta.php?id=3355), mas até a manhã de hoje (26) aparecia na busca do Google, nos seguintes termos: “O que não concordamos é em desviar os recursos humanos e financeiros destinados à evangelização e à proclamação da Palavra, para atender aos necessitados do mundo. Primeiro que o governo arrecada impostos justamente para fazer isso (e ele não vai pregar o Evangelho para ajudar a igreja).” 



Que as igrejas neopentecostais não ajudam os pobres — elas os exploram — é público e notório, mas até agora nenhuma delas tinha admitido isso com tanta franqueza, ao menos por alguns instantes. 

FONTE:http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=atualidades&op=display&num=9702





Simples, vejamos que Jesus diz o contrário.



Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Lucas 12:33

Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? Lucas 12:21-24



Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:17.





Quem deveria vender tudo? Os discípulos. Ora., os discípulos eram pobres? Sim eram, não tinham muito, porém do pouco que tinham deveriam compartilhar com os necessitados. Vejam diversos texto que afirmam que devemos ajudarmos uns aos outros:

Deus falou com Adão e Eva.

"Não coma da arvore do conhecimento pois no dia que comeres morrerá"

 " O diabo diz o contrário, não morrerás, mas será igual a DEUS"



Qual foi o resultado para os humanos em desobedecer as palavras de Deus?



A mesma coisa estão fazendo hoje, jesus diz:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Mateus 19:21 

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Marcos 10:21 

E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Lucas 18:22 

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mateus 6:19 

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34 

Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Marcos 14:5 

O pé pisá-la-á; os pés dos aflitos, e os passos dos pobres. Isaías 26:6 

Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Mateus 11:5 

Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? João 12:5 

Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados. Provérbios 31:9 

Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. Gálatas 2:10 

Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. 2 Coríntios 9:9 

Os seus filhos procurarão agradar aos pobres, e as suas mãos restituirão os seus bens. Jó 20:10 

Se retive o que os pobres desejavam, ou fiz desfalecer os olhos da viúva, Jó 31:16 

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, Lucas 4:18 

Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 

Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho. Lucas 7:22 

Desviam do caminho os necessitados; e os pobres da terra juntos se escondem. Jó 24:4 

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Mateus 19:21 

E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. Lucas 19:8 

Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. João 13:29 

Ouvi esta palavra vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis aos pobres, que esmagais os necessitados, que dizeis a vossos senhores: Dai cá, e bebamos. Amós 4:1 

Porém os pobres dentre o povo, que não tinham nada, Nebuzaradã, capitão da guarda, deixou na terra de Judá; e deu-lhes vinhas e campos naquele dia. Jeremias 39:10 

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Marcos 10:21 


E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Lucas 18:22 

Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo. Salmos 72:2 

Pois este ungüento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres. Mateus 26:9 

Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Isaías 10:2 

Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, Isaías 11:4 

Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória. Salmos 112:9 

Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Provérbios 31:20 

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 1 Coríntios 13:3 

Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres. Ester 9:22 

Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado. Salmos 140:12 

Que tendes vós, que esmagais o meu povo e moeis as faces dos pobres? Diz o Senhor DEUS dos Exércitos. Isaías 3:15 

Eu, pois, apascentei as ovelhas da matança, as pobres ovelhas do rebanho. Tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas. Zacarias 11:7 

Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade. Daniel 4:27 

Não entregues às feras a alma da tua rola; não te esqueças para sempre da vida dos teus aflitos. Salmos 74:19 

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido. Provérbios 21:13 

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Isaías 58:7 

O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições. Provérbios 28:27 

Oprimir ao pobre e necessitado, praticar roubos, não tornar o penhor, e levantar os seus olhos para os ídolos, e cometer abominação, Ezequiel 18:12 

Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta. Amós 5:12 

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1 

Engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados. Jeremias 5:28 

A quem vamos seguir, o que Jesus disse ou o que o diabo prega? Sem dúvida a porta estreita que é Jesus. A porta larga é do mundo, é de satanás. Na porta larga teremos riquezas, as delícias do mundo, seremos consumistas, queremos mais e mais, sempre estaremos trabalhando muito para ajuntar o tesouro na terra. A porta estreita é o contrário, teremos uma vida de aflições, pois assim Jesus disse:Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 ;Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pedro 5:9 ;A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27 .



O diabo diz com a teoria da prosperidade: Você dobrará tudo(errado, dobrar tudo?); faça uma doação a igreja de CNPJ e Deus lhe dará 100 vezes mais. Como assim, Deus sendo ajudado pelos homens, é isso mesmo?Deus mora nas igrejas de CNPJ,s?

A resposta vem das escrituras:

E Salomão lhe edificou casa; Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas? Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7:47-51


O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. Atos 17:24-32



Vejam, Deus não é servido por Mãos de Homens, não habita em templos feitos por mãos de homens. Salomão edificou casa para Deus, porém, o Espirito de Deus não habita nas quatro paredes, nos CNPJ,s, nos sites(sítios), nas igrejas virtuais, sim , igrejas na internet, com endereço fixo e uma placa(título, nome bem grande no início da página de internet). O espírito santo vive em nós, somos casa de Deus, somos a igreja, petros, pedacinhos de pedra que formamos a grande igreja de Cristo.

Portanto, o diabo diz o contrário. Manda doar muito dinheiro aos homens e as empresas(igrejas de quatro paredes), mas nós sabemos que Deus não é servido por mãos de homens.



Chega de sermos enganados. Conhecemos a verdade, abrimos os olhos, estamos vendo o erro, o contrário do que Jesus Pregou. Seguiremos a quem mesmo? Lembramos de Adão e Eva. Deus disse morrerás e o diabo disse não morrerá será igual a Deus. O diabo plantou a semente da ganância no coração de Eva, ela tinha tudo mais Adão, somente da arvore do conhecimento não poderia comer o fruto, mas o diabo fez com que ela desejasse mais. Qual foi o resultado?
 Hoje nas igrejas de CNPJ,s a pregação é sempre a mesma, prosperidade, não esteja contente com o que Deus lhe deu. Uma falsidade, vendedores de sonhos mentirosos.



Jesus nos avisa que devemos doar aos pobres e não aos templos de quatro paredes, os CNPJ,s de saco furado, nunca enchem. Deus também falou, que seríamos ricos de fé e não de bens materiais, estes podemos ter, mas devemos ajudar os que necessitam. Vejamos com os olhos do Espirito, discernimento,leiamos a verdade, coloquemos colírio nos nossos olhos e deixemos que o Espírito Santo faça morada dentro de cada um de nós humanos.

Agora a verdade, veja o que Deus nos ensina:

Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 ( rico de que mesmo? Prosperidade é? Leiam de novo?).



Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mateus 6:19 

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34 

Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória. Salmos 112:9 

Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Provérbios 31:20 

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Isaías 58:7 

O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições. Provérbios 28:27 

Oprimir ao pobre e necessitado, praticar roubos, não tornar o penhor, e levantar os seus olhos para os ídolos, e cometer abominação, Ezequiel 18:12 



Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta. Amós 5:12 

Conclusão: estão praticando a mentira nas igrejas, interpretando as escrituras de forma diferente do real,a exemplo de 2° coríntios capítulo 8 e 9, os quais falam de ajudar aos pobres e as igrejas utilizam de forma errada para pedirem dinheiro. Não seja enganados, examine as escrituras, aprendam direito.
Não acreditem nos homens, não acreditem no diabo que diz tudo ao contrário de Deus, examinem as escrituras, sabem por que?
Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Jeremias 17:5

A verdade das escrituras, sem teologia de homens, em espírito e verdade.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;Atos 17:24-25.
Vejam se estou certo. Deus não habita em templos feitos por mãos de homens e não é servido por homens. Para quem damos nosso dinheiro nas igrejas? Eles, os edificadores, dizem que é para Deus, inclusive dizem se não ofertarem ou dizimarem são ladrões. Será que somos ladrões mesmo? 
Claro que não, trata-se de um enganação. Portanto, meus irmãos parem com essa enganação e passem a verdadeira pregação do evangelho de Cristo, ouçam o que Cristo diz em Apocalípse 2 e 3, assim:(...)"quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe,Apocalipse 2:17".
Percebam, a vitória é a vida eterna, não é prosperidade, riquezas desse mundo, a verdadeira vitória em Cristo chama-se Salvação. Mais  uma vez repito, é salvação, não é prosperidade financeira.
Destarte, não venham com a história de que prosperidade vai além do financeiro.Vai? Sim, mas não é isso que pregam, na atualidade vitória significa bens materiais.O Deus do ouro e da prata, sejam iguais a Deus, conquiste muito, muito, não parem, cada vez mais, mais, mais, quero dinheiro, acabou o dineiro, agora é dinheiro virtual, microchip. Não fiquem preocupados, o microchip pode ser a marca, se juntarmos com mais algumas situações, a exemplo de um poder internacional único e outros fenômenos, que podem ser discutidos em um belo artigo.