OBEDECER, SUJEITAR AO PASTOR (HOMEM) EDIFICADORES DE TEMPLOS(CNPJ,S)É OBRIGAÇÃO?
As religiões utilizam a passagem bíblica de Hebreus 13 onde se diz que os irmãos imitem e obedeçam vossos pastores, imitando-os na fé, atentando para sua maneira de Viver.
No versículo 7, do capítulo em estudo, a exortação de que imitemos a fé dos guias espirituais, lembremos deles, os quais nos falaram a palavra de Deus e, atentemos para a maneira de viver dos que ministram as escrituras sagradas.
O verbo lembrar nos remete ao entendimento de que devemos ter lembrança de alguém ou de alguma coisa, ensinamentos recebidos, recordar-se de pessoa ou ensinamentos. Logo, fica evidente que o lembrai-vos quer dizer recordarem-se dos ensinos corretos da palavra de Deus, pregados pelos guias espirituais.
Noutro modo, o verbo imitar, cujo significado nos exorta a seguirmos o exemplo dos nossos guias espirituais, fazermos à semelhança de seus ensinos, reproduzirmos o que eles fizeram, adotarmos o modelo de adoração em Espírito e Verdade.
Na mesma esteira interpretativa, mergulha-se na essência do verbo atentar. Este tem por uma lógica certeira o significado de que devemos considerar com discernimento, observar com atento o modo correto de viver dos guias espirituais. Em sentido lato, devemos observar com atenção se os guias estão agindo segundo as escrituras, são aplicados no ensino da palavra, estudiosos, exemplos considerados, atenciosos, respeitosos, enfim, demonstram o amor em suas ações, se realmente estão na estatura de Jesus.
No versículo 17 temos a expressão de que devemos obedecer e sujeitarmos aos nossos pastores. Muito interessante! Temos uma contradição nas palavras de Paulo aos Hebreus? Imitar e lembrar são diferentes de obedecer e sujeitar? Claro que não, veremos a seguir a verdade e, nunca mais seremos enganados pelos falsos pescadores de homens.
Obedecer tem por significado, em uma análise lógica, simples, de que os irmãos devem agir de acordo com o que foi ensinado pelo guia espiritual, segundo as escrituras sagradas. Obedecer a palavra de Deus pregada segundo as escrituras, além destas não se pode obedecer. Percebemos que não é obedecer aos homens, pastores homens, mas obedecer aos ensinamentos pregados em conformidade com as escrituras.
Ora, não será diferente com o sujeitar aos vossos pastores. A sujeição não é ao pastor homem, mas obediência a palavra de Deus. Quando o guia espiritual foca tão somente nas escrituras, devemos obedecer aos ensinos, a palavra de Deus, ou seja, prender, segurar, examinar e reter a verdade exarada nas sagradas escrituras.
Por isso, na congregação, pessoas juntas adorando a Deus em Espírito e Verdade, todos podem falar uns após outros. Por que assim deve ser? Ora, justamente, para corrigirmos uns aos outros, inclusive aos guias espirituais. Nem tudo que o pastor, homem, prega devemos seguir, sem antes examinar. Assim, apenas as palavras que estão nas escrituras, serão por todos obedecidas. Bem sabemos, se o guia prega algo fora das escrituras, tal pessoa já não adota os ensinos de Cristo, assim, ela deve ser exortado acerca do erro, de modo que volte a dizer a verdade.
Em uma leitura do capítulo 13, por completo, se percebe que na verdade temos um grande Pastor e, assim sendo, os outros são homens simples como todos nós, os quais, juntos com os membros da congregação precisam obedecer aos ensinos do Todo Poderoso, o Bom Pastor, o Rei dos reis, Jesus Cristo.
Em visão holística, ampla, se percebe que o texto fala de muitas práticas que os irmãos precisam adotar na adoração do verdadeiro Deus. Logo no início, a exortação do amor fraternal, sendo certo que neste contexto estão todos incluídos, sem superioridade, porém, todos em igualdade de adoração, unidade de fé. Em síntese apertada, desejando o bem aos outros, o ser benigno, bem-disposto para a prática da adoração em espírito e verdade.
Ora, Jesus é nosso ajudador, com Ele não tememos o que os homens possa nos fazer. Jesus exige de nós apenas sacrifícios de louvores, por meio Dele, para o Deus Poderoso. Em suma, os frutos dos nossos lábios que confessamos que Jesus é o filho do Deus Todo Poderoso, são exigências necessárias para uma verdadeira adoração.
Percebamos que não dizimando ou ofertando para CNPJ, mas sendo fraternal uns para com os outros, a beneficência, esta significando o hábito e ato de fazer benefícios, auxilio e prática de obras de caridade ou filantropia.
Destarte, também somos exortados a fugirmos de doutrinas estranhas, pois tais ensinos não vêm da graça e não são alimentos que aproveitam para a salvação, mas tropeços para muitos. Sigamos sempre as escrituras, o verdadeiro e grande Pastor Jesus Cristo.
Abaixo as exortações de Paulo, onde se comprova que o obedecer e sujeitar não significam ser escravizado, ser enganado, aceitar ensinamentos estranhos, mas imitar os guias se eles forem instruídos pelo Espírito Santo de Deus e, ensinarem a verdade que está nas escrituras.
NOS CONVÉM A CITAÇÃO DOS VERSÍCULOS:
Permaneça o amor fraternal,Hebreus 13:1-2
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.Hebreus 13:6-7(o pastor é o ajudador?)
Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.Hebreus 13:9-10
Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.Hebreus 13:15-16(oferecer dinheiro?)
Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.
Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial.E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.Hebreus 13:10-14
Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.Hebreus 13:14-16( como fica o monte sinai em Israel? O portal dourado quem vai abrir?).
Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,Hebreus 13:20-21(que é mesmo o pastor?).
Por uma ótica cristalina, Paulo nos ensina que quando nos juntarmos para adorarmos o Deus Poderoso, todos podem falar, uns após outros, inclusive fazer as correções necessárias. Desse modo, fica evidente que o obedecer de Paulo não significa que o cristão deva ficar calado na reunião, todos não se trata de todos falando ao mesmo tempo, inclusive, os que falam em outras línguas (outros idiomas) necessário tradução.
Assim, urge as perguntsa: nas igrejas de CNPJ,s que temos hoje todos falam ou apenas o pastor? Tem organização ou vemos barulho com pessoas batendo os lábios, pulando, derrubando cadeiras, embolam a língua e dizem que é o Espírito Santo? Podemos julgar o que o pastor fala na igreja de parede? Tem pastora nas escrituras?
Nossa, nas igrejas que conhecemos os templos de tijolos, as placas feitas por homens, as denominações, fazem tudo ao contrário das palavras de Paulo. Somente as palavras de Paulo? Não! Estão distorcendo as escrituras, praticam as doutrinas estranhas, são amantes da avareza, criaram um imposto chamado dízimo e nunca ficam satisfeitos com o que arrecadam e compram. Fazem os gastos em oculto, não prestam contas, compram terrenos por milhões sendo os fiadores os pobres membros das igrejas e, depois fazem construções belíssimas, para os sofredores escravos pagarem.
Portanto, como imitar tais pessoas, obedecer, sujeitar, somente ao Filho de Deus, o Grande Pastor. Na igreja de Cristo todos falam, uns corrigem os outros, ajudam uns aos outros, praticam a fraternidade e a beneficência, adoram em espírito e verdade, não pagam impostos, louvam e confessam com os lábios que Jesus é o Filho de Deus, nosso Salvador.
NECESSÁRIO LER AS EXORTAÇÕES DE PAULO NOVAMENTE
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.E falem dois ou três profetas, e os outros julguem( NAS IGREJAS DE HOJE?).Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja(Falar não vemos problemas agora ser bispa, pastora ect?0.Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor,1 Coríntios 14:26-38
Enfim, o obedecer e sujeitar não é o que estão fazendo hoje nas igrejas de CNPJ,s, onde as pessoas dizem quatro frases na hora do culto: glória, assim seja, amém, graças a Deus. Julgar o que o pastor diz, não é possível, trata-se de contenda, rebeldia, não está obedecendo e sujeitando a autoridade pastoral. Como? Sim se dois ou três corrigirem o pastor são logo taxados de desobedientes.
Na verdade, as igrejas de CNPJ,s, estão fazendo o contrário das escrituras. Assim, não é possível imitar a fé de pessoas que estão com a mente cauterizada com doutrinas estranhas, que valorizam o templo mais do que Jesus, que adoram o sábado mais do que Jesus, que adoram a Mamom e a Deus ao mesmo tempo, inclusive chamam o dinheiro de santo dízimo.
Com efeito, estamos diante da apostasia. A palavra de Deus é simples, todavia, os homens fazem o fácil ficar difícil e, colocam as pessoas na estrada larga, onde o poder e as riquezas deste mundo são sinônimos de Vitória e o dizimar é mais importante do que a pregação.
Examine e retenha: a essência de Deus é simples, AMOR,façamos o que as escrituras nos ensinam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário