FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS EDIFICA, JESUS NOS ENSINOU ESSA PRÁTICA?
FALAR EM LÍGUAS ESTRANHAS EDIFICA, JESUS NOS ENSINOU ESSA PRÁTICA?
A língua desconhecida significa na verdade o idioma de outra nação, idioma de outro povo, idioma que não é nacional, não é português, linguagem de uma nação, linguagem de uma região considerada nos seus caracteres especiais, dialeto, estilo de discurso, variedade de uma língua própria de uma região.
Portanto, a língua desconhecida pode ser interpretada, traduzida, ensinada. Por outra ótica, caso não seja possível a tradução não é língua, mas criação da imaginação humana, trata-se de blábláblá ou blébléblé, não temos significado.
Nas escrituras sagradas, novo testamente, não temos a referência às línguas estranhas, mas desconhecida e, como tal se trata de idioma, ou seja, língua estrangeira ou linguagem de uma região considerada nas suas características especiais.
Ora, até os mistérios as escrituras nos revela, a exemplo do próprio Paulo em 1° Coríntios 15:51-52, onde temos a informação de que na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Assim, o que é realmente essa língua estranha falada nas igrejas por várias pessoas ao mesmo tempo, uma gritaria, pulos e transes espirituais? Na verdade uma desorganização dentro da igreja, sem qualquer interpretação. No momento dos gritos e transes, caso algum infiel, indouto, descrente entre na igreja não vai entender nada, sairá ignorante, ficará assustado, principalmente com os pulos e derrubada de cadeiras.
VAMOS LER OS TEXTOS ONDE TEMOS A REFERÊNCIA APENAS A LÍNGUAS DESCONHECIDA
Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens(não é língua estranha), senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas,a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação(como interpretar o blábláblá ou blébléblé,blublublu?). E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?1 Coríntios 14:1-8
Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja(LÍNGUAS ESTRANHAS NÃO EDIFICA A IGREJA). Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar. Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. 1 Coríntios 14:9-14
Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. 1 Coríntios 14:21-25
Dessarte, os pastores e líderes das igrejas que praticam a reunião de busca do Espírito Santo, o batismo com Espírito, afirmam que é língua dos anjos, comunicação do Espírito Santo com Deus. Todavia, não se vislumbra por correto tal entendimento. Por isso, algumas perguntas surgem com as informações passadas erradamente para os fiéis, a saber:
1- Jesus falou línguas estranhas?
2- Os discípulos falaram línguas estranhas ou idiomas diversos?
3- Os anjos quando falavam com as pessoas, a exemplo de Gabriel com Maria, falou línguas estranhas?
4- Nas igrejas atuais temos dons do Espírito Santo para falar em línguas, idiomas diferentes ou criação de homens com rótulo de língua estranha?
Em discernimento, por meios das escrituras, percebe-se que a língua estranha não vem dos ensinamentos de Cristo, não deixemos ser levados por doutrinas estranhas. Como? Doutrina estranha? Isso tem na bíblia? Sim, tem nas escrituras, não é boa, é falsa, trata-se de apostasia. Igualmente, na mesma esteira, temos as línguas estranhas, que não estão nas escrituras na forma como é aplicada hoje, foi criada pelos homens e não tem tradução, não é possível fazer interpretação, portanto, não vem de Jesus.
ASSIM NECESSÁRIO EXAMINAR AS ESCRITURAS, VEJAMOS OS TEXTOS A SEGUIR
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, Colossenses 2:18
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram,Hebreus 13:8-9;
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam, Atos 19:6.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua, Atos 2:3-7(VEJAMOS NÃO É LÍNGUA ESTRANHA, MAS IDIOMA).
No velho testamento, temos a referência as tais línguas estranhas como obscuridade, povo não escolhido por Deus, os quais não serão vistos pelos escolhidos. São chamados de povo atrevido,orgulhosos, insolentes,arrogantes,orgulho exagerado em si próprios.Portanto, as escrituras nos revela os frutos de tais povos, cujas línguas é tão estranha que não se pode compreender. Na verdade trata-se de uma forma de expressão das trevas, até mesmo os que falam não entendem, e todos falam ao mesmo tempo nos cultos, uma desorganização total, distante da verdade, mas colada com as trevas.
VEJAMOS:
No velho testamento, temos a referência as tais línguas estranhas como obscuridade, povo não escolhido por Deus, os quais não serão vistos pelos escolhidos. São chamados de povo atrevido,orgulhosos, insolentes,arrogantes,orgulho exagerado em si próprios.Portanto, as escrituras nos revela os frutos de tais povos, cujas línguas é tão estranha que não se pode compreender. Na verdade trata-se de uma forma de expressão das trevas, até mesmo os que falam não entendem, e todos falam ao mesmo tempo nos cultos, uma desorganização total, distante da verdade, mas colada com as trevas.
VEJAMOS:
Não verás mais aquele povo atrevido, povo de fala obscura, que não se pode compreender e de língua tão estranha que não se pode entender, Isaías 33:19
Nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos; Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel; Ezequiel 3:5-6
Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto. João 18:20.
A VERDADE NÃO É OBSCURA, JESUS FALOU SEMPRE A VERDADE, NADA DE LÍNGUA ESTRANHA:
A VERDADE NÃO É OBSCURA, JESUS FALOU SEMPRE A VERDADE, NADA DE LÍNGUA ESTRANHA:
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17
Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8
Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. João 8:45
Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Gálatas 5:7
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4(como conhecer a verdade por meio de estranhas línguas?).
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 2 Timóteo 4:4
Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Tito 1:14
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade, 1° João 2:21
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Efésios 5:9(VEJAMOS NOVAMENTE OS FRUTOS DO ESPÍRITO, NÃO TEMOS LÍNGUA ESTRANHA)
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. João 3:21 .
Nisso podemos afirmar, as línguas estranhas não são frutos do Espírito Santo, por um motivo simples, os frutos do Espírito Santo não são estranhos, mas conhecidos, revelado pelas escrituras justamente para que não fossemos enganados pela mentira de satanás. As línguas estranhas não podem ser traduzidas, interpretadas, algo esquisito, uma escuridão que não pode ser associada com a luz, porque a luz é verdadeira, Jesus é a Luz do mundo e falou tudo abertamente.
Dessa forma, com base nas escrituras, confirma-se que Jesus não falou nada em línguas estranhas, mas ensinou abertamente. Todavia, na maioria das igrejas atuais, o dom de línguas estranhas hoje é colocado como evidência do convertido cristão e recebimento do Espírito Santo, busca semanal pelo Espírito, todos na igreja têm que falar as línguas estranhas.
Ora, os dons das escrituras são diversos e, não há um dom específico que todos tenham que ter, mas cada um recebe conforme a vontade de Deus. Em João 1:32, Jesus recebeu o Espírito santo quando foi batizado, e não depois que foi batizado. Não existe um segundo momento, as escrituras provam e confirmam(E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio, Atos 11:15). Claro e evidente, como em nós ao princípio, apenas uma única vez recebemos o Espírito Santo.
Então por que a busca do Espírito Santo toda semana? Para falar a língua estranha, assim sendo a língua, o espírito também é estranho, haja vista, o Espírito de Deus nos dar sabedoria, inclusive para falar diversos idiomas sem nunca ter estudados tais línguas(Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. Lucas 21:15)
Jesus foi um exemplo de como age o Espírito Santo, falou, ensinou, curou, expulsou demônios e toda obra divina na terra cheio do Espírito Santo . Todavia, não vemos nas escrituras nenhuma passagem que conste Jesus falando em línguas estranhas.
Será que língua estranha é língua de anjos? Quando um anjo falava com um ser humano, como no caso do anjo Gabriel anunciando o nascimento de Cristo, era compreendido? Lógico que sim. O anjo falou de forma clara e na língua que Maria entendia assim se verifica nas escrituras, conforme citação a seguir.
“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus,Lucas ,1:26-35”.
Assim, o que é mesmo as línguas estranhas?Não ocorre só entre cristãos. Já foi manifestada entre: Pagãos, adoradores de Amon; feiticeiros;Mulçumanos; Esquimós; Quacres; Shakers; religiões afro-brasileiras ,místicas e tantas outras espécies de adoração do oculto. Também, trata-se de um fenômeno físico, é psicológico, criação artificial do homem, obra do mentiroso satanás que faz as coisas no oculto, disfarçadamente utiliza as pessoas com línguas que nem mesmo os que falam sabem o que dizem.
Os discípulos de Jesus farão grandes obras sim, inclusive falar em diversos idiomas, conforme se verifica nas escrituras (E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas, Marcos 16:17). Não é algo estranho, mas uma língua existente, falada por alguém, por um grupo de pessoas ou por uma nação.
Em conclusão, se verifica que o Espírito Santo evidencia sua forma de ação, quais sejam, são frutos conhecidos. Assim, os frutos do Espírito são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito, Gálatas 5:22-25.
As escrituras e o Espírito Santo nos ensinam. Todavia, os homens rejeitam o Espírito Santo e não examinam as escrituras e, portanto, são levados por todo vento de doutrinas, inclusive as estranhas(Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente, Efésios 4:14.
FINALIZANDO COM 1° JOÃO 2:20-27, ASSIM, NA FORMA MAIS CLARA POSSÍVEL.
“E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis,1 João 2:20-27”.
A essência das escrituras ,com discernimento do Espírito, é simples. Todavia, o homem inventa doutrinas estranhas, fraudulentamente e com astúcia, enganam os incautos e indoutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário